Fim dos likes? Métricas que são mais importantes para sua empresa

O Instagram iniciou, no Brasil, o teste de uma atualização que há alguns meses já havia sido comentada por especialistas e sites de notícia: a ocultação do número de curtidas nas publicações.

Nesta quarta-feira (17), os usuários já começaram a notar as mudanças na plataforma. O usuários não poderão visualizar a quantidade de likes nas fotos e vídeos de outros perfis, somente de seus próprios posts.

Segundo comunicado oficial, estas mudanças são uma tentativa de diminuir o clima de competição entre os perfis e fazer com que os usuários foquem mais em contar histórias sem esperar pelas curtidas.

Instagram começa a remover o número de curtidas das publicações

Instagram começa a remover o número de curtidas das publicações | Foto: Divulgação Instagram

Alguns usuários defendem o fim dos likes em prol da saúde mental, já que muitas pessoas acabam desenvolvendo vício pelos números de curtidas, seguidores e outras métricas de vaidade.

Qual é o impacto da remoção do número de curtidas para empresas que estão no Instagram?

Sabemos que este recurso está em fase de testes, o Instagram irá analisar o comportamento dos usuários para descobrir se remover o número de curtidas nas publicações realmente é importante.

Mas já que o assunto acabou sendo muito polêmico, principalmente para perfis que investiram (e ainda investem) tempo e dinheiro nesta plataforma, é importante analisar o impacto destas mudanças no marketing digital.

Mudanças já impactaram brasileiros na rede

Mudanças já impactaram brasileiros na rede | Foto: Divulgação Instagram

A primeira reflexão que devemos fazer é a respeito do valor da presença digital da sua empresa no Instagram. 

Considero esta plataforma um excelente canal para estratégias de fortalecimento de marca, relacionamento e conteúdo através do storytelling visual (contar histórias através de fotos e vídeos).

Qual é a sua estratégia de atuação – ou seja, por que a sua empresa está no Instagram?

Muitas empresas estão nas redes sociais para criar conteúdo e se relacionar com clientes, pensando em objetivos de marketing diretos – vendas, fortalecimento de marca e fidelização.

Cada objetivo possui formas diferentes de avaliação de resultado, métricas exclusivas que irão dizer se estamos no caminho certo ou não.

O número de curtidas é uma métrica de engajamento, um ativo de valor que representa um interação direta com uma publicação – em resumo, se alguém gostou do conteúdo.

Os perfis não irão perder esta métrica, ela só deixará de ser pública.

Outras métricas de engajamento podem ser classificadas como mais importantes para a sua empresa dentro da sua estratégia de marketing digital – vale saber que estas métricas podem ser visualizadas somente por perfis tipo comercial (business) no Instagram na área de Informações.

Visitas ao perfil

O número de visitas ao seu perfil é algo que deve ser levado em conta.

Em um ambiente onde a ansiedade e o tédio combinam com o constante rolar a página até o final, a saída do feed para visita ao perfil demonstra interesse do usuário pela sua empresa.

Mantenha o seu perfil atualizado com informações de contato, endereço e website da sua empresa – essa visita pode gerar novos negócios.

Comentários

Ainda falando sobre o comportamento dos usuários, analise como você usa o Instagram. Já reparou nas suas mãos? Tenho certeza que você só faz dois movimentos em geral, o de descer a página do feed e os dois toques para curtir uma foto.

Agora compare a quantidade de vezes que você curte uma publicação com a quantidade de vezes que você comenta em alguma delas. Este tipo de interação é quase nula, pois comentar dá preguiça – risos.

Deixando os comentários com SPAM e pessoas marcando o @ dos amigos sem dizer mais nada de lado, saiba que o próprio Instagram, assim como o Facebook, valoriza publicações que tenham comentários relevantes.

DICA: incentive a discussão em suas publicações – faça com que as pessoas conversem e troquem opiniões. Posts de qualidade geram conversas interessantes.

Alcance e Impressões

Tem coisa melhor que saber quantas pessoas estão vendo o que você faz? Se o seu objetivo for o de fortalecimento de marca, não!

Muitas pessoas acabam não dando a importância necessária para estas duas métricas incríveis: alcance e impressões.

O número de alcance representa a quantidade de pessoas únicas que viram os seus posts – podem ser tanto seus seguidores, quanto pessoas que visitaram o seu perfil.

As impressões são a quantidade total de vezes que estas pessoas visualizaram os posts, por isso são métricas com números bem maiores que o alcance.

Qual outro veículo de comunicação te dá um número quase exato – as métricas são estimativas e podem não representar números reais – de pessoas que foram impactadas pelas suas publicações?

Mais um recado de amigo: se você investe dinheiro em posts patrocinados no Instagram e outras mídias, comece a valorizar estas métricas.

Se nem as próprias redes sociais querem que você foque em números de curtidas, é sinal de que talvez as suas estratégias de marketing digital estejam indo para um caminho onde um número é mais importante que um conteúdo de qualidade.


Me conta, você já notou as mudanças que o Instagram está fazendo? O que você acha que realmente irá mudar?

Deixe seu comentário, compartilhe este post e acesse a página do meu curso Minha Empresa na Internet – um curso online para pequenos e médios empresários aprenderem a divulgar seus negócios locais na internet.

Comente pelo Facebook

Comentários

Tags